Iara Lugatte 
Dra. Iara Lugatte

Psicóloga Clínica, Psicanalista e Mestre em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária.

As principais referências no meu trabalho são a Psicanálise e a Arte.  A Psicanálise que aborda de forma profunda a alma humana, acolhendo o sujeito em sua subjetividade, e a Arte que abre o caminho "... para reconciliar o homem com os sacrifícios que tem de fazer em benefício da civilização. As criações da arte elevam seus sentimentos de identificação, proporcionando uma ocasião para a partilha de experiências emocionais, altamente valorizadas." O futuro de uma ilusão, pág, 25. Sigmund Freud.

Estes são os universos que me frequento e me articulo, entre outros, para acolher um mundo multifacetado, sem pré-conceitos, mantendo a capacidade de surpreender-me com o que os meus sentidos capturam e, tudo o mais que comparecer para o enriquecimento do meu trabalho.

Trato pessoas no mais íntimo das suas dores, porém, acreditando firmemente no que dizia o Mestre: A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz.  

 

Formações

» Especialidade Avançada em Psicoterapia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

» Formação em Psicanálise de Criança pela SOBEPI Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa da Infância, ministrada pelo psicanalista argentino Jorge Volnovich.

» Formação em teoria Lacaniana pelo Corpo Freudiano do Rio de Janeiro.

» Formação em Psicanálise NOVAmente - Rio de Janeiro, ministrada pelo psicanalista MD Magno.

» Grupo de Estudos em Psicanálise de Criança e Oficina teórico-clínica em Psicanálise NOVAmente.

 

Publicação

» Co-autora na tradução e edição pela SOBEPI de textos psicanalíticos do livro “Grupos, Infância e Subjetividade”, Editora Relume Dumará – Rio de Janeiro (1995).